quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Lula deixa hospital após primeiro dia de radioterapia


São Paulo - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou essa tarde o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde iniciou uma série de sessões de radioterapia para o tratamento de um câncer de laringe, diagnosticado em outubro do ano passado. Lula que chegou por volta das 10h40, saiu da casa de saúde às 16h45. O tratamento durou 15 minutos.
De acordo com o boletim médico, Lula passou por "tratamento combinado de radio e quimioterapia de maneira ambulatorial". Segundo o presidente do Instituto Lula, Paulo Rokamoto, que acompanhava o ex-presidente, Lula "reagiu bem ao tratamento e tudo correu dentro da normalidade prevista pelo médicos".
Ainda conforme Rokamoto, o ex-presidente assistiu, durante a tarde, à partida Corinthians x Santos (PB), válida pela Copa São Paulo. O time do presidente aplicou uma goleada de 9x0. "O presidente está bem, almoçou e viu o jogo como ele gosta de ver. Começou o tratamento com o pé direito. Ele está se alimentando normalmente".
Paulo Rokamoto, presidente do Instituto Lula, disse que o ex-presidente passa bem após primeiro dia de tratamento 
Paulo Rokamoto, presidente do Instituto Lula, disse que o ex-presidente passa bem após primeiro dia de tratamento 
Desde o início do tratamento, ele passou por três sessões de quimioterapia. Agora, Lula deverá passar pelo hospital durante as próximas seis ou sete semanas para se submeter à radioterapia, em um total de 30 a 35 sessões. Rokamoto não descartou a possibilidade de alugar um flat na região durante o tratamento. "Inicialmente, ele virá (de São Bernardo do Campo, a 33 km de São Paulo) todos os dias. Estamos pensando em outras alternativas, caso o trânsito fique muito ruim. Por enquanto, está tranquilo".
Neste tratamento, o paciente recebe a radiação sobre o local do tumor e às áreas próximas. A radiação age também sobre tecidos e órgãos que estiverem no trajeto do feixe de radiação. O objetivo é eliminar os resíduos do tumor que, ao ser diagnosticado, tinha 3 cm.
O câncer de Lula
Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.
O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.

Fonte: Jornal do brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário