segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Mulher afegã é morta por dar a luz a uma menina

Uma mulher foi presa no norte do Afeganistão após ajudar o filho a estrangular e matar a nora, que havia dado a luz à terceira filha mulher, no último sábado (28), segundo o canal britânico BBC. 

De acordo com a emissora, a recém-nascida é filha de um homem suspeito de participar de uma milícia da província de Kunduz. Ele ajudou a matar a mulher, mas teria fugido após o crime. A criança não foi ferida. 

A polícia afirma que a sogra teria amarrado os pés da nora, que tinha 22 anos, enquanto o marido a estrangulou. Ele é acusado de participar de um grupo armado, que possui suporte político na região e é acusado de promover diversos crimes contra a mulher, roubos e extorsões. 

ESTRANGULAMENTO 

No Afeganistão, o nascimento de um menino é motivo de comemoração, mas as meninas são geralmente vistas como um fardo. Algumas mulheres chegam a ser violentadas caso não deem à luz um homem. 

Crimes relacionados ao nascimento de bebês do sexo feminino são comuns no país. No ano passado, um vídeo mostrou uma série de ferimentos que uma adolescente de 15 anos sofreu após ser presa e torturada por seu marido. 

Grupos de direitos humanos afegãos revelaram o caso, que foi condenado por líderes religiosos e tribais locais, que consideraram um ato uma ignorância. O crime foi qualificado pelas lideranças como uma ação contrária ao Islã, à humanidade e à mulher. 



Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário